Com a ajuda do Sr. Machado, “mecânico multi-marcas”, começámos a separar a carroçaria do chassis.
Com a falta de equipamento e voluntários para executar a tarefa, valeu-nos a "massa cinzenta" e o espírito do "desenrasca à portuguesa"!
Depois de "descolado" o chassis da carcaça, foi analisado.
As suspensões foram retiradas para restaurar os travões, amortecedores, diferencial etc..
Aqui via-se o resultado de mais de cinquenta anos de uso: a ferrugem fazia uma pasta rígida com o lixo, terra, e alguns lubrificantes dos outros tempos!
Foi muito difícil de limpar!
Foi muito difícil de limpar!
Os tubos de travão estavam podres e entupidos.
Mandei vir uns novos da Argentina.
Dois dos amortecedores (babados), foram substituídos por outros que tinha "em stock"...
"Guarda o que não presta, verás como te faz falta"!
Lá diz o povo na sua infinita sabedoria...
A suspensão da frente tinha algumas folgas, que tinham de ser anuladas com os encasquilhamentos adequados.
O diferencial estava em bom estado, sem folgas, o que já era muito bom! Depois de limpo e preparado,foi pintado e arrumado, para futura instalação.
Não foi fácil "arrancar" as peças do chassis, mas com persistência e ferramenta adequada, lá se conseguiu "pôr tudo a nu"...!
Depois de limpo o chassis, até deu para brincarmos, fazendo uma espargata com os “remains”…
A Gigi, ficou com as "partes baixas" no chão, até ir para o "descasque" (jacto de areia e metalização) e lifting das "peles penduradas e acnosas" (bate-chapas)...
Pelo menos dois baldes cheio de lixo, foram enviados para o contentor.
A Gigi devia estar a gastar mais uns "litrinhos" do que devia...
Uff!.. Deu cá um trabalhão...!
Mas, "ainda a procissão vai no adro..."
(continua)
(continua)
O restauro da "Gigi" - Parte I | O restauro da "Gigi" - Parte III |
Mesmo de longe, considero que ver "a" GIGI em pedaços, pelo país repartida, não deve ser agradável!
ResponderEliminarParabéns pela excelente memória, que te fez voltar a juntar todos os pedaços...