Em casa dos meus pais, tivemos vários desta última marca, onde se destacaram um rápido "1400 B" de 1959, uma bela carrinha "1800" (6 cilindros) de 1961 e um "850 coupé" de 1966.
No recôndito dos meus sonhos, havia lugar para um modelo pequeno e muito "cosy", desta marca, que era o 500 C "Belvedere", em Itália conhecida, carinhosamente, por "Belve".
Sempre achei muita graça a estes modelos, tanto pela singularidade das suas linhas, como pelo "arrojo" do Eng.º Dante Giacosa (1905-1996) de, na época ter feito um modelo minúsculo, que pudesse transportar uma família, nos anos 50!
Na verdade, era "possível" transportar quatro pessoas e ainda (?) alguma bagagem!!!
Devo referir, que também foi decisivo para a escolha deste brinquedo, o facto de ter alguns excedentes do meu Fiat 500 C Berlina Transformável de 1951, restaurado a "fundo" de 1986 a 1991, tendo sido este, resgatado às "garras do destino", que era o ferro-velho!
Principais características deste modelo:
Fiat 500C "Belvedere"
Produção: de 1951 a 1955
Lotação: 4 passageiros
Comp.: 3,420 mts.; Larg.: 1,288 mts.; Alt.: 1,455 mts.
Tara: 660Kgs.; Peso Bruto: Tara + 4 Passageiros e 50kgs de bagagem.
Distância entre eixos: 2,000 mts.
Motor: 4 cilindros, em linha, com 569 cc; 16,5 cv às 4.400 rot/min. (bloco c/apenas 28 cmts de comprimento!!!)
Radiador e ventoinha, "atrás" do motor!
Taxa de compressão: 6,45:1
Cabeça de alumínio e válvulas à cabeça.
Suspensão da frente: Mola transversal, braços triangulares oscilantes, com amortecedores hidraulicos;
Suspensão traseira: ponte rígida com molas semielipticas, amortecedores hidraulicos e barra estabilisadora.
Travões de tambor, hidraulicos à frente e atrás, com travão de mão mecânico directo ao veio de transmissão.
Três portas: duas da frente ("indiscretas") e outra traseira;
Descapotável (transformável);
Possibilidade de rebater o banco traseiro para alojar carga;
Consumo: 5,8 litros aos 100kms (17kms c/ 1 litro);
Autonomia: cerca de 350km;
Velocidade máxima: 90 km/h;
"Chaufage" (aproveitando o ar quente do radiador), com desembaciador de pára-brisas (primeiro utilitário a ter esta característica)
Etc..
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