domingo, 5 de setembro de 2010

O porquê da escolha

Além de três distintos "british cars", tenho um dos "states" e outros dois da "Fabbrica Italiana Automobili Torino", vulgo FIAT.

Em casa dos meus pais, tivemos vários desta última marca, onde se destacaram um rápido "1400 B" de 1959, uma bela carrinha "1800" (6 cilindros) de 1961 e um "850 coupé" de 1966.

No recôndito dos meus sonhos, havia lugar para um modelo pequeno e muito "cosy", desta marca, que era o 500 C "Belvedere", em Itália conhecida, carinhosamente, por "Belve".

Sempre achei muita graça a estes modelos, tanto pela singularidade das suas linhas, como pelo "arrojo" do Eng.º Dante Giacosa (1905-1996) de, na época ter feito um modelo minúsculo, que pudesse transportar uma família, nos anos 50!


Na verdade, era "possível" transportar quatro pessoas e ainda (?) alguma bagagem!!!

Devo referir, que também foi decisivo para a escolha deste brinquedo, o facto de ter alguns excedentes do meu Fiat 500 C Berlina Transformável de 1951, restaurado a "fundo" de 1986 a 1991, tendo sido este, resgatado às "garras do destino", que era o ferro-velho!

Principais características deste modelo:

Fiat 500C "Belvedere"
Produção: de 1951 a 1955
Lotação: 4 passageiros
Comp.: 3,420 mts.; Larg.: 1,288 mts.; Alt.: 1,455 mts.
Tara: 660Kgs.; Peso Bruto: Tara + 4 Passageiros e 50kgs de bagagem.
Distância entre eixos: 2,000 mts.
Motor: 4 cilindros, em linha, com 569 cc; 16,5 cv às 4.400 rot/min. (bloco c/apenas 28 cmts de comprimento!!!)
Radiador e ventoinha, "atrás" do motor!
Taxa de compressão: 6,45:1
Cabeça de alumínio e válvulas à cabeça.
Suspensão da frente: Mola transversal, braços triangulares oscilantes, com amortecedores hidraulicos;
Suspensão traseira: ponte rígida com molas semielipticas, amortecedores hidraulicos e barra estabilisadora.
Travões de tambor, hidraulicos à frente e atrás, com travão de mão mecânico directo ao veio de  transmissão.
Três portas: duas da frente ("indiscretas") e outra traseira;
Descapotável (transformável);
Possibilidade de rebater o banco traseiro para alojar carga;
Consumo: 5,8 litros aos 100kms (17kms c/ 1 litro);
Autonomia: cerca de 350km;
Velocidade máxima: 90 km/h;
"Chaufage" (aproveitando o ar quente do radiador), com desembaciador de pára-brisas (primeiro utilitário a ter esta característica) 
Etc..


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